VENTOSATERAPIA
O que é ventosaterapia?
O tratamento com ventosas é uma técnica muito antiga da medicina tradicional chinesa (MTC), que surgiu há pelo menos 2 mil anos. Ela é considerada uma alternativa minimamente invasiva para desintoxicar o organismo, reduzir dores, desconfortos, estresse e tudo o que tenha a ver com o alinhamento da energia.
A técnica é feita através da colocação de copos em pontos de acupuntura selecionados na pele, que produz hiperemia ou hemostasia, resultando num efeito terapêutico. Os copos utilizados podem ser feitos de materiais diferentes, tais como o bambu, plástico, vidro, ou cerâmica. A ventosaterapia é utilizada frequentemente para tratar tanto lesões atléticas agudas quanto crônicas.
Durante o tratamento, o ar no interior dos copos é primeiramente rarefeito para criar um vácuo parcial, o qual pode ser conseguido por vários meios, tais como aparelhos de calor ou de vácuo. Os copos são então aplicados sobre a pele sobre os pontos de acupuntura prescritos. O efeito resultante é hiperemia local ou homeostase como tratamento para uma doença específica.
A sucção e pressão negativa fornecida pela ventosaterapia pode afrouxar músculos, estimular o fluxo sanguíneo e sedar o sistema nervoso. A ventosaterapia é usada para aliviar dores nas costas e pescoço, rigidez muscular, ansiedade, fadiga, enxaquecas, reumatismo, e até mesmo a celulite.
Dentre os principais tratamentos, a ventosaterapia serve para:
- Desintoxicar o organismo;
- Tratar lombalgias;
- Tratar dores musculares;
- Tratar dores abdominais;
- Tratar a cefaleia;
- Tratar problemas digestivos;
- Tratar hipertensão arterial.
FOTOS
Leia tudo sobre Ventosaterapia
Saiba mais sobre os artigos e notícias que separamos para você. São estatísticas, informações e curiosidades sobre a mente humana e quais são os tratamentos para lidar com a depressão e a ansiedade.