Conforme prometido em nosso primeiro post sobre o Guia do Paciente e do Acompanhante para o Melhor Resultado, trazemos a terceira parte deste guia, que visa ajudar pacientes e acompanhantes sobre possíveis dúvidas que possam surgir na fase aguda de pós-consulta inicial. Você também pode conferir a primeira parte do guia, que mostra as Principais Dúvidas antes da Primeira Consulta e a segunda parte, que fala sobre as Principais Dúvidas no Dia da Primeira Consulta.
Dessa forma, após a sua primeira visita, você deverá marcar uma nova consulta. Portanto, prepare-se para iniciar seu tratamento avaliando seus sintomas e satisfação com a vida.
Dúvidas no tratamento pós-consulta. Objetivo é iniciar o tratamento, monitorar os sintomas e eventos adversos.
Você sairá da consulta com receitas e pedidos de exame.
Você sairá da consulta com receitas, pedidos de exames, orientação de tratamento e prazo para uma nova consulta. Se necessário, anote as orientações. Porém, caso o seu esquema de medicamento ou as suas orientações forem muito extensas, seu médico as fará por escrito.
Seu médico informará quando deve ser sua nova consulta.
A princípio, o médico lhe informará sobre a quantidade de semanas aproximadas na qual você deverá voltar em uma NOVA CONSULTA. A secretária agendará a data e hora exatas. Dessa forma, nesse início de tratamento do pós-consulta inicial, suas visitas serão mensais, exceto se você apresentar eventos adversos ao medicamentos.
Caso tenha esquecido algo importante, anote para a próxima consulta.
A frase “esqueci de relatar uma informação importante” é quase uma regra. Por isso, anote a informação para não esquecer de mencionar na próxima consulta, caso ela não seja urgente. Todavia, se ela for urgente, seu médico precisa saber o quanto antes. Envie uma mensagem via WHATSAPP pessoal.
Solicite seu laudo médico ou atestado.
Se você precisa de Atestado Médico para o trabalho, o médico avaliará o seu caso e indicará o número de dias. Se necessitar de um Laudo Médico, comunique a secretária. Avise caso tenha um prazo, uma orientação de advogado ou RH para ser seguida. Dessa maneira, para esses casos, necessitamos dessas informações com antecedência.
Faça a automonitoração de sintomas nesse pós-consulta.
Ao final da consulta, seu médico fornecerá o QUESTIONÁRIO DE AUTOMONITORAÇÃO DE SINTOMAS. Este, por sua vez, tem a finalidade de medir semanalmente a presença e a intensidade de seu quadro.
Solicite e preencha o questionário de qualidade de vida da OMS.
Além da avaliação de sintomas, você precisa avaliar sua vida de forma global. Um transtorno ou doença pode prejudicar sua capacidade para trabalhar, sua vida familiar, sua convivência com amigos ou sua vida amorosa. Portanto, solicite e preencha um QUESTIONÁRIO DE QUALIDADE DE VIDA da OMS (WHOQOL).
Inicie o seu tratamento medicamentoso e ou psicossocial o quanto antes.
Sim, não perca tempo! Portanto, inicie logo seu tratamento medicamentoso e/ou psicossocial (terapia, fisioterapia, terapia ocupacional). Você chegou até aqui, conheceu seu médico e, sobretudo, manteve uma boa comunicação. Além disso, você também reconheceu seu problema e todas as consequências. O momento agora é é de agir. Vamos em frente! Coragem.
Caso tenha notado eventos adversos ao tratamento, comunique ao médico.
Se você notou eventos adversos do tratamento, comunique ao seu médico imediatamente via WHATSAPP. A princípio, ele poderá tranquilizá-lo(a) se o sintoma for leve e transitório (que é o caso da maioria dos eventos adversos). Entretanto, ele poderá pedir que marque um RETORNO antes da consulta para tomar alguma conduta.
Você pode acompanhar os próximos textos do nosso guia clicando nos links abaixo:
Para saber mais sobre a Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Humano, marcar sua consulta e conhecer nossas especialidades, acesse nosso site.