Conforme prometido em nosso primeiro post sobre o Guia do Paciente e do Acompanhante para o Melhor Resultado, trazemos a segunda parte deste guia, que visa ajudar pacientes e acompanhantes sobre possíveis dúvidas que possam surgir no dia da primeira consulta. Você também pode conferir a primeira parte do guia, que mostra as Principais Dúvidas antes da Primeira Consulta.
Sendo assim, no dia da consulta, pense em organizar toda a informação e documentação que você trouxe. Desse modo, essa informação será muito útil para seu diagnóstico e tratamento.
Dúvidas na primeira consulta. Objetivo é comunicar-se bem com seu médico.
Chegue 20 minutos antes e identifique-se com um documento para a nossa secretária.
A princípio, você se programou bem e chegou com uns 20 minutos de antecedência. Assim, procure nossa secretária na recepção, identifique-se e forneça um documento com foto e CPF.
Para pagar a consulta, escolha o melhor método de pagamento e receba sua nota fiscal.
Escolha a melhor forma de pagamento. Aceitamos cartões, dinheiro ou cheques. Além disso, você receberá a Nota Fiscal para reembolso do plano de saúde ou abatimento em IR.
Ansiedade faz parte, tome um café e relaxe enquanto espera.
Eventualmente a ansiedade aparecerá, e ela faz parte. Por isso, beba água, tome um café, use o banheiro e sente-se um pouco, enquanto aguarda ser chamado.
Organize as ideias, a sua lista de sintomas, exames e prepare-se.
Use a lista de sintomas, problemas e queixas que você fez nos últimos dias. Reveja os exames e ponha-os em ordem cronológica a fim de ajudar a organização de suas ideias. Se necessitar, solicite uma folha de papel e caneta para anotações.
Um profissional experiente irá atender você, não se preocupe.
Sua entrevista inicial será com um profissional experiente. Inicialmente, ele vai escutar suas queixas e fará perguntas sobre sintomas atuais. Então, buscará informações atuais e passadas e realizará um exame físico e psíquico. Por fim, revisará seus exames e solicitará novos.
O médico é treinado para saber lhe escutar. Seja descritivo.
“Por onde começo? Tenho medo de esquecer de algum detalhe importante na hora da consulta.” Fique tranquilo(a), o profissional que vai consultá-lo vai deixar você falar. Porém, seja descritivo. Evite trazer diagnósticos prontos. Afinal, o profissional foi treinado para fazer as perguntas certas.
Tire dúvidas sobre seu diagnóstico com o médico.
É muito importante que você procure saber seu(s) diagnóstico(s), como será seu tratamento e quais exames necessitará realizar. Por isso, tire dúvidas com seu profissional. Ele terá informações iniciais sobre seu caso.
Sua família e amigos tem informações importantes que podem te ajudar.
É quase uma regra: sua família tem informações importantes sobre você e podem ajudar participando de um momento da consulta. Existem coisas que que só quem convive com você sabe. Eles também serão seu apoio no início do tratamento. Seus sintomas cognitivos e emocionais podem interferir no seu entendimento. Conte com eles!
Você pode acompanhar os próximos textos do nosso guia clicando nos links abaixo:
Para saber mais sobre a Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Humano, marcar sua consulta e conhecer nossas especialidades, acesse nosso site.