Conheça os Sintomas da Depressão Maior
20 de janeiro de 2023Tipos de Depressão: conheça os tipos de transtornos mais comuns
9 de fevereiro de 2023Quer conhecer mais sobre os tratamentos para a Depressão Maior?
Pessoas com depressão podem receber um ou mais dos seguintes tratamentos: medicamentos antidepressivos, aconselhamento ou psicoterapia e estimulação transcraniana. Vamos ver cada um deles com detalhes.
- Psicoterapia ou aconselhamento: consultar-se com um terapeuta ou conselheiro. Dentre as opções, a TCC é considerada tratamento de primeira linha. Na fase inicial dessa terapia, o paciente é orientado a lidar com estresses ambientais (luto, conflitos interpessoais, sobrecarga de trabalho), a monitorar o humor diariamente, a implementar uma agenda mínima de atividades prazerosas e a organizar horários de sono, alimentação e exercícios. Pode-se encorajar o paciente a marcar encontros com amigos ou a ir à igreja. Durante a fase intermediária, com a melhora do humor, o paciente é estimulado a intensificar a agenda de atividades, a retomar a vida pessoal e profissional e a enfrentar situações-gatilho que o levaram a ter depressão. Na fase final, o paciente é treinado a prevenir recaídas e a redesenhar uma vida mais significativa.
- Medicamentos: pessoas com depressão grave geralmente precisam de medicamentos antidepressivos, tais como inibidores de recaptação de serotonina ou inibidores de serotonina e noradrenalina, associados a psicoterapia ou aconselhamento.
- Estimulação magnética transcraniana (TMS): envolve a colocação de um dispositivo sobre o couro cabeludo a fim de passar ondas magnéticas ao cérebro. Os médicos podem sugerir TMS se os medicamentos, terapia e aconselhamento não tiverem ajudado. É um tratamento novo, mas sem efeitos colaterais preocupantes. Algumas pessoas cuja depressão grave e que não respondem aos medicamentos e TMS podem precisar de um tratamento chamado terapia eletroconvulsiva (ECT), em que médicos passam uma corrente elétrica através do cérebro da pessoa.
Os tratamentos demoram para começar a funcionar. Quem utiliza um medicamento normalmente começa a se sentir melhor dentro de duas semanas, mas pode levar de quatro a oito semanas até que o medicamento tenha seu efeito total. Nota-se também que é comum apresentar uma melhora dentro de algumas semanas depois de começar terapia ou aconselhamento, mas pode levar de oito a dez semanas para obter maior resultado.
É importante ressaltar que cada etapa do tratamento deve ser monitorada por um psiquiatra — e é comum que o paciente tenha que experimentar diferentes tratamentos ou combinações de tratamentos antes de encontrar a melhor abordagem. O médico, terapeuta ou conselheiro podem trabalhar juntos e em conjunto com o paciente para encontrar o tratamento adequado e ajudar a lidar com sintomas e problemas até que o tratamento faça efeito.
Se precisar, fale conosco
O Núcleo de Atenção possui mais de 20 anos de experiência em tratamentos como o de Transtorno de Depressão Maior. Se precisar, entre em contato conosco clicando aqui ou agende a sua consulta pelo WhatsApp clicando aqui.