Conheça os tipos de Transtornos Alimentares
6 de outubro de 2023Por Isabella Menon
Fonte: Folha de São Paulo
Foi um renascimento, diz paciente que trata depressão com cetamina
Segundo Datafolha, cerca de 2% da população já experimentou a droga, que é testada para fins medicinais
Após sofrer 16 assaltos, Luciana da Mata, 48, que mora em São Paulo, passou a viver com medo. Isso incluía o receio de falar, de se posicionar e até de sair na rua. O medo cotidiano foi somado ao trauma pela perda do pai e de um tio em decorrência de câncer no ano passado.
Foi no fim do ano passado, após meia década de tratamento de uma depressão com remédios tradicionais, que seu psiquiatra sugeriu a terapia com cetamina. Ela realiza o tratamento no Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Humano.
Anestésico hospitalar usado em diferentes países, a cetamina foi aprovada em novembro de 2020 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como tratamento para depressão resistente. Para isso, a droga deve ser utilizada exclusivamente em um hospital ou clínica especializada e na presença de profissionais da saúde.
De acordo com a pesquisa Datafolha, cerca de 10% da população brasileira já fez uso de psicodélicos, sendo que 2% já experimentaram a cetamina.
A pesquisa ouviu 2.016 pessoas em 139 municípios de todo o Brasil, nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Para ter acesso ao conteúdo completo, acesse o site da Folha clicando aqui.
Se precisar, fale conosco
O Núcleo de Atenção possui mais de 20 anos de experiência em tratamentos como depressão e ansiedade. Hoje, fazemos o tratamento com Cetamina. Se precisar, entre em contato conosco clicando aqui ou agende a sua consulta pelo WhatsApp clicando aqui.