Entrevista – Medo de Avião
15 de maio de 2017Prevenção de Suicídio: Um Guia para Famílias e Cuidadores
15 de agosto de 2018Manejar o estresse é assumir o controle!
Escuta-se falar frequentemente que nada pode ser feito para controlar o Estresse. As contas sempre estão atrasadas, você precisa de mais de 24 horas ao dia para dar conta de suas tarefas, sua família demanda excessivamente sua atenção. Você costuma justificar seu estresse de várias formas: “eu só estou atarefado agora”, mas não se lembra da última vez que se divertiu; “eu gosto de trabalhar na loucura” ou “eu tenho mais energia que todos; “meu estresse é devido a outras pessoas ou a eventos”.
Entretanto, se você não aceitar sua cota de responsabilidade sobre criar e manter seu estresse, ele permanecerá então fora de seu controle. Mas você tem mais controle sobre ele do que pode imaginar. Mesmo o simples fato de você se sentir no controle de sua vida é o maior fundamento do controle do estresse. Manejar o estresse é assumir o controle de seus pensamentos, de suas emoções, de sua agenda, de seu ambiente e da forma como você enfrenta seus problemas. A meta final é equilibrar a vida (com tempo para relaxar, para trabalhar, para seus relacionamentos e para se divertir) e desenvolver resistência para enfrentar desafios e de manter-se ativo mesmo sob pressão. Se seus métodos de lidar com o estresse não estão contribuindo para a sua saúde física e emocional, chegou a hora de encontrar formas saudáveis. Existem muitas formas de manejar o estresse, mas todas requerem mudanças.
Gerenciando o seu estresse
Não existe uma só forma de enfrentar o estresse, pois não há uma única solução para os problemas. Nenhum método poderá ser utilizado a todo o momento e em todos os lugares. Então você deverá utilizar vários métodos. Foque na estratégia que faça você ficar mais calmo e no controle em cada situação. Você pode mudar a situação ou mudar a sua reação. Você pode decidir qual opção utilizar:
-
Elimine fontes de estresse.
Você poderá se surpreender com o número de estressores que você pode eliminar. No entanto, nem todo o estresse pode ser evitado e não é saudável fugir de situações que necessitam ser enfrentadas. Mas, aprenda quais os seus limites, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Recuse assumir responsabilidades que sejam difíceis de cumprir. Se alguém constantemente causa estresse na sua vida, mas você não pode deixar de conviver, limite a quantidade de tempo com ela e finalize a relação quando puder. Isto se aplica, principalmente, se a pessoa é causadora de estresse para a maioria das pessoas do convívio dela. Se notícias diária causam ansiedade, leia só a revista semanal de notícias. Se você enfrenta engarrafamentos todos os dias, mude o trajeto ou a hora de sair. Se ir ao shopping causa irritação, faça compras via internet. Retire assuntos ou dar pontos de vista controversos nas conversas do seu dia-a-dia, com religião ou política, quando isto não for necessário. Reanalise sua agenda, suas responsabilidades e suas tarefas e elimine o que não for importante ou urgente.
-
Se você não pode eliminar a fonte de estresse, então tente alterá-la.
Atente para as coisas que pode mudar no presente. Frequentemente, isto envolve mudar a sua forma de comunicação e de operar na sua vida diária. Se alguém ou alguma coisa o aborrece, comunique este fato. Se isto não for feito, podem aparecer ressentimentos e a situação desconfortável continuará a mesma ou deve agravar-se, mas você pedir a alguém para mudar o comportamento, pergunte o que você poderá fazer para melhorar a situação e comprometa-se a fazê-lo. Negocie com as pessoas e com seus problemas e previna maiores dificuldades no futuro. Se você não tem tempo para conversar naquele momento, diga o motivo e abra 5 minutos do seu tempo para a pessoa. Um gerenciamento pobre do seu tempo causa estresse. Se você não organizou o tempo para cada compromisso ou tarefa, vai ter que correr para dar conta. Separando um tempo para cada coisa, vai sentir-se sob controle e focado.
-
Se você não pode alterar o estressor, mude-se.
Você pode adaptar-se ao estressor e permanecer sob controle, mudando sua expectativas e atitudes. Tente ver a situação por uma perspectiva mais positiva. Se você sabe que vai ficar preso no trânsito, aproveite para fazer algo agradável naquele momento, como escutar música. Olhe para a situação através de um longo período de tempo na sua vida. Pergunte a você mesmo se aquilo é importante a longo prazo. Se a resposta for não, foque seu tempo e energia para outra coisa.O perfeccionismo é a maior origem de estresse desnecessário. Aprenda a criar padrões razoáveis para si e para os outros e a ficar bem fazendo “o possível” ou “o suficiente”. Quando o estresse deixar você para baixo, tire alguns momentos para refletir em todas as sua qualidades e conquistas. Também faça coisas que você sabe fazer.
-
Algumas fontes de estresse são imutáveis.
Por exemplo, a morte de um parente, uma doença séria, uma crise econômica etc. Nestes casos, a melhor forma de enfrentar a situação é aceitar as coisas como elas são. A aceitação pode demorar a acontecer e no curto prazo é compreensível que você sinta raiva de estar com aquele problema. Muitas coisas estão fora do nosso controle, principalmente o comportamento das pessoas, as coisas do passado e a maioria das coisas que estão distantes. Melhor do que ficar pensando em controlá-las, foque nas coisas mutáveis, como o seu comportamento e as coisas do seu ambiente presente.
Quando em face a grandes desafios, tente olhar para as oportunidades de crescimento pessoal. Reflita o quanto você contribuiu para estar naquela situação e tente não repetir. Se você não está conseguindo resolver um problema sozinho, procure entre seus amigos, colegas ou conhecidos quem sabe resolver ou peça indicação deles de alguém que possa resolver o seu problema e satisfazer a sua necessidade. Fale com um bom amigo ou um terapeuta e partilhe seus sentimentos. Expresse sua impotência e incapacidade de lidar com a situação. Você vai se sentir melhor. Aceite o fato que o mundo é imperfeito e que as pessoas cometem erros. Não guarde ressentimentos.
Prevenindo o seu estresse
Além de tomar o controle das situações e de desenvolver atitudes positivas, você pode reduzir o estresse na sua vida adquirindo hábitos e rotinas saudáveis. Se você regularmente encontra tempo para divertir-se e relaxar, estará em melhores condições de enfrentar os problemas e situações estressantes que são inevitáveis na sua vida. Não permita que excesso de atividades, os problemas ou a sua auto negligência faça você esquecer das sua próprias necessidades. Ter hábitos e rotinas saudáveis são uma necessidade, não um luxo. Inclua atividades agradáveis, relaxantes e restauradoras no seu diário de atividades ou na sua agenda. Nestes momentos, faça um “break” de todas as suas responsabilidades e recarregue sua baterias. Passe tempo com pessoas importantes e que melhorem a sua vida.
Uma forte rede social é um fator protetor de consequências do estresse. Passe tempo fazendo atividades agradáveis, como passear com seu animal, montar um quebra-cabeças, praticar um esporte, etc. Melhore seu senso de humor, isto inclui a habilidade de rir de si mesmo. O riso reduz os efeitos do estresse no seu corpo. Adote um estilo de vida saudável: você pode aumentar sua resistência ao estresse, melhorando sua saúde e condicionamento físicos. A atividade física tem um importante papel na redução e prevenção do estresse. Inclua 30 minutos de exercício aeróbico, como correr, caminhar, nadar, andar de bicicleta, 3 vezes por semana.
Um corpo bem nutrido estará mais preparado para enfrentar um estresse. Inicie o dia com um bom desjejum e coma pouco a cada 3 horas, alimentos balanceados e diversificados. Evite excessos de sal e açúcar. Coma mais vegetais e frutas. Reduza cafeína e açúcar, pois estes são alimentos que promovem uma elevação temporária do humor, mas frequentemente causam uma queda brusca na energia. Você também poderá melhorar o seu sono reduzindo estes alimentos. A automedicação com álcool ou drogas podem prover um escape rápido e fácil do estresse, mas temporariamente. Não evite os problemas que você precisa enfrentar e enfrente os problemas sobriamente. Um sono adequado é necessário para o bom funcionamento do seu corpo e da sua mente. Se estiver cansado ou sonolento diurnamente, isto pode causar mais estresse, queda do humor e pensamentos irracionais.
Não espere para procurar ajuda! Entre em contato conosco e agende uma visita em nossa clínica clicando aqui!