Guia do Paciente e do Acompanhante para o Melhor Resultado
19 de fevereiro de 2020Guia do Paciente: Dúvidas no dia da Primeira Consulta
19 de fevereiro de 2020Faça o Melhor Tratamento Possível: Esclareça as Principais Dúvidas antes da Primeira Consulta.
Por Dr. Marcionilo Laranjeiras, Psiquiatra
Conforme prometido em nosso primeiro post sobre o Guia do Paciente e do Acompanhante para o Melhor Resultado, trazemos a primeira parte deste guia, que visa ajudar pacientes e acompanhantes sobre possíveis dúvidas que possam surgir antes da primeira consulta.
Primeiramente, é importante que, antes dela, você se informe, se organize, evite contratempos e conte com ajuda de pessoas de confiança.
OBJETIVO: CHEGAR A TEMPO E ORGANIZADO
1 – COMO COMEÇAR? MARQUE A CONSULTA.
Frequentemente, o paciente apresenta tantos sintomas e problemas que se sente confuso sobre como iniciar seu tratamento. Sendo assim, recomendamos que você marque consulta e fale com nossa secretária. Faça uma lista de queixas, doenças e problemas. Escreva num papel e traga no dia da consulta.
2 – E SE ESQUECER A CONSULTA?
É comum o paciente esquecer seus compromissos e, desse modo, acumular problemas na sua vida. Mesmo assim, marque sua consulta. Nossa secretária confirmará data e hora da sua consulta no dia anterior. Porém, caso não possa comparecer, avise com 24 horas de antecedência para disponibilizarmos seu horário para outra pessoa.
3 – E SE CONFUNDIR O TRAJETO?
Frequentemente a ansiedade alta leva a confusões e erros de trajeto. Embora outros agravantes, como os dias de chuvas ou vésperas de feriados deixem o trânsito imprevisível, é possível se organizar. Por isso, saia mais cedo de casa, entre no seu aplicativo de trânsito e veja quanto tempo levará para chegar.
4 – ONDE ESTACIONAREI?
A clínica dispõe de estacionamento gratuito. Dessa forma, você pode vir tranquilo(a).
5 – LEVAREI MEUS EXAMES ANTIGOS?
Na consulta, solicitaremos exames laboratoriais de rotina e de imagem, a fim de identificar o seu quadro. Mostre na consulta os resultados de exames dos últimos 6 meses ou exames mais antigos se alterados significativamente, mesmo sem relação com a queixa atual.
6 – NÃO VOU CONSEGUIR CHEGAR. O QUE FAREI?
O paciente, não raro, está tão com a cabeça tão desorganizada que receia que não chegará a tempo. Sendo assim, peça para um familiar ou amigo te acompanhar até a clínica. Nos momentos de crise, você necessitará sobretudo de esforço e ajuda extra.
7 – ESTOU SOFRENDO!
O paciente em crise costuma pensar em coisas ruins, como: “nunca conseguirei”, “não quero viver”, “nunca serei ajudado”, etc. Por isso, peça para um familiar ou amigo te acompanhar até a Clínica. Faça contato com nossa secretária e ela o colocará em contato com o médico para te orientar.
8 – ESTOU EM CRISE FORTE!
O paciente pode estar em crise com riscos importantes para si e/ou para pessoas próximas. Nestes casos, faça contato com nossa secretária e ela o colocará em contato com um profissional para te orientar.
Saiba mais sobre o Nosso Guia
Você pode acompanhar os próximos textos do nosso guia clicando nos links abaixo:
- Dúvidas no dia da Primeira Consulta;
- Dúvidas no Tratamento de Fase Aguda: Pós-Consulta Inicial;
- Dúvidas da Fase Aguda do Tratamento: Primeiras Semanas;
- Dúvidas da Fase de Seguimento e Processo de Alta;
- Mais sobre Equipe Interdisciplinar e suas Especialidades;
- Dúvidas sobre Crises.
Para saber mais sobre o Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Humano, marcar sua consulta e conhecer nossas especialidades, acesse nosso site.