Guia do Paciente: Dúvidas nas Primeiras Semanas de Tratamento
20 de fevereiro de 2020Equipe Interdisciplinar: Diferentes Profissionais para Diferentes Problemas
20 de fevereiro de 2020Faça o Melhor Tratamento Possível: Esclareça as Principais Dúvidas na Fase de Seguimento e Processo de Alta.
Por Dr. Marcionilo Laranjeiras, Psiquiatra
Conforme prometido em nosso primeiro post sobre o Guia do Paciente e do Acompanhante para o Melhor Resultado, trazemos a quinta parte deste guia, que visa ajudar pacientes e acompanhantes sobre possíveis dúvidas que possam surgir na fase de seguimento e processo de alta. Você também pode conferir a primeira parte do guia, que mostra as Principais Dúvidas antes da Primeira Consulta, a segunda parte, que fala sobre as Principais Dúvidas no dia da Primeira Consulta, a terceira parte, que mostra as Principais Dúvidas na Fase Aguda de Pós-Consulta Inicial e a quarta parte, que esclarece as Principais Dúvidas nas Primeiras Semanas da Fase Aguda de Tratamento.
A Fase de Seguimento, também conhecida como Intermediária, é iniciada depois da remissão do seu diagnóstico. Ela durará até sua recuperação, quando iniciará então o seu processo de alta (ou Final).
OBJETIVO: ATINGIR A RECUPERAÇÃO E ADQUIRIR HABILIDADES DE PREVENÇÃO DE RECAÍDAS
1 – ESTOU REMITIDO?
A REMISSÃO de sintomas acontece quando o paciente apresenta total ou quase total ausência de sintomas. Isto é, a pontuação do escore total do QUESTIONÁRIO DE AUTOMONITORAÇÃO DE SINTOMAS da OMS (Organização Mundial de Saúde) deve estar abaixo de 20.
2 – ESTOU RECUPERADO?
Por sua vez, a recuperação acontece quando o paciente apresenta Remissão de sintomas e mostra escores de 90 ou acima no QUESTIONÁRIO DE QUALIDADE DE VIDA da OMS (Organização Mundial de Saúde) . Isso significa que ele já não tem doença e mostra crescente satisfação com a vida.
3 – MANTENHO MEUS TRATAMENTOS?
Sim, sempre. Afinal, a finalização do tratamento é tão importante quanto o seu início. Portanto, espere a sinalização do médico informando que você iniciou seu PROCESSO DE ALTA.
4 – FAREI NOVOS EXAMES?
Sim, apresente os exames ao seu médico, principalmente se os iniciais mostrarem-se alterados. Além de especialização em psiquiatria, o Dr. Marcionilo tem formação em clínica médica, portanto está preparado para avaliar e tratar seus pacientes de forma completa, tanto mental quanto fisicamente.
5 – QUANDO RECEBEREI ALTA?
Você terá alta quando estiver assintomático por pelo menos 2 meses, sem tratamento e mostrar habilidades de prevenção de recaídas.
6 – E SE RECAIR?
É importante que você saiba que metade dos pacientes apresentam RECAÍDA. Isto é, o retorno de sintomas antes do paciente estar totalmente recuperado. Portanto, é sinal que sua manutenção deverá ser mais extensa.
7 – E SE HOUVER RECORRÊNCIA?
A recorrência acontece em um terço do pacientes. Ela é o retorno de sintomas após sua RECUPERAÇÃO. No entanto, o indivíduo já desenvolveu habilidades de prevenção de recaídas. Por isso, ele saberá lidar com a volta dos sintomas.
8 – COMO FAREI A PREVENÇÃO DE RECAÍDAS?
A filosofia da PREVENÇÃO DE RECAÍDAS é mudar hábitos cognitivos, emocionais e comportamentais disfuncionais que predispõe a recaídas e recorrências de sintomas. Da mesma forma, é aprender a gerenciar fatores estressores vitais que desencadeiam sintomas e causam perda de qualidade de vida. Dessa forma, converse com seu médico sobre isto.
Saiba mais sobre o nosso Guia
Você pode acompanhar os próximos textos do nosso guia clicando nos links abaixo:
- Dúvidas antes da Primeira Consulta;
- Dúvidas no dia da Primeira Consulta;
- Dúvidas no Tratamento de Fase Aguda: Pós-Consulta Inicial;
- Dúvidas da Fase Aguda do Tratamento: Primeiras Semanas;
- Mais sobre Equipe Interdisciplinar e suas Especialidades;
- Dúvidas sobre Crises.
Para saber mais sobre o Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Humano, marcar sua consulta e conhecer nossas especialidades, acesse nosso site.