Conheça o Transtorno Depressivo Maior (TDM)
12 de janeiro de 2023Conheça os principais tratamentos para a Depressão Maior
26 de janeiro de 2023Que tal saber mais sobre os sintomas de Depressão Maior?
A Depressão Maior, também conhecida como Transtorno Depressivo Maior (TDM) pode assumir muitos formas, além de possuir muitos níveis de gravidade. O que geralmente causa variação dos sintomas é o fato de que o paciente pode apresentar outros transtornos, como a ansiedade.
Para ser diagnosticada com TDM, a pessoa deve ter cinco ou mais dos seguintes sintomas presentes na maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos duas semanas consecutivas. Dentre eles, destacam-se o humor deprimido e a perda de interesse ou prazer em coisas que normalmente gostava.
- Humor deprimido: pessoas com depressão tendem a se sentir tristes, sem esperança, desanimadas ou “deprimidas”. Às vezes, descrevem esse humor como uma apatia, a ausência de sentimentos. Além disso, algumas se sentem ansiosas, frustradas, irritadas ou com raiva.
- Perda de interesse ou prazer na maioria ou em todas as atividades: chamado pela comunidade médica de anedonia, esse sintoma se refere à ausência de prazer ou interesse na realização de atividades que, antes, a pessoa gostava de fazer. Hobbies e atividades perdem seu apelo, e as pessoas deprimidas dizem que “não se importam mais com aquilo”. Também podem se afastar de amigos ou perder o interesse por eles e por atividades sociais. Muitas perdem a libido.
- Mudança no apetite ou peso: o apetite e o peso podem diminuir ou aumentar como parte da depressão. Algumas pessoas precisam se forçar a comer, enquanto outras comem mais e às vezes desejam alimentos específicos (como junk food e carboidratos).
- Insônia ou hipersonia (dormir pouco ou demais): a depressão em geral altera o padrão de sono, levando as pessoas a dormirem demais ou a não conseguir adormecer. Mesmo após um bom período de sono, as pessoas com depressão costumam dizer que não se sentem descansadas e apresentam dificuldade de sair da cama pela manhã.
- Agitação ou lentidão psicomotora (inquietação ou lentidão): as pessoas com depressão podem sentir-se agitadas e inquietas ou, tendo o efeito oposto, mais lentas. A agitação pode se manifestar como inquietação (torcer as mãos ou andar de um lado para o outro), enquanto a lentidão pode ser percebida como uma redução dos movimentos do corpo ou sensação de pensamento ou fala lentos.
- Fadiga ou perda de energia: em geral, quem sofre de depressão sente- se exausto e apático. Às vezes, precisa descansar durante o dia ou até mesmo sensação de sobrecarga em braços e pernas. Muitos têm problemas para iniciar ou concluir tarefas.
- Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva: outro sintoma é se sentir inadequado, inferior, inútil ou fracassado. Muitas vezes, pessoas deprimidas carregam uma tremenda culpa por coisas que podem ter feito ou deixado de fazer, o que pode levá-las a interpretar erroneamente eventos neutros ou pequenos contratempos como evidência de falhas pessoais.
- Pouca concentração: trata-se da dificuldade de pensar com clareza, concentrar-se ou tomar decisões. Também pode ser a facilidade em se distrair e/ou perda de memória.
- Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio: as pessoas que estão deprimidas podem ter pensamentos recorrentes de morte ou suicídio e podem atentar contra a própria vida. A “ideação suicida” é caracterizada por pensamentos de morte, que podem ser passivos, o que significa que a pessoa pensa simplesmente não valer a pena viver. A ideação suicida também pode ser ativa, o que significa que a pessoa quer ativamente morrer ou tirar a própria vida. Pessoas com qualquer forma de ideação suicida precisam de atenção médica imediata. Algumas têm planos específicos de suicídio ou estão começando a fazer os preparativos, como por exemplo selecionar uma hora e local, comprar um estoque de medicamentos letais ou uma arma. Outras fazem tentativas frustradas e outras morrem. A piora do quadro é determinada quando se sentem sem esperança e veem a morte como a única fuga para sua dor emocional intensa e interminável.
- Outros sintomas de depressão: ansiedade, desesperança e pensamento ruminativo (insistência nos mesmos pensamentos negativos). Há também quem se machuque, por exemplo, cortando ou queimando a pele superficialmente.
Se precisar, fale conosco
O Núcleo de Atenção possui mais de 20 anos de experiência em tratamentos como o de Transtorno de Depressão Maior. Se precisar, entre em contato conosco clicando aqui ou agende a sua consulta pelo WhatsApp clicando aqui.