Saiba como são os Sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
3 de março de 2023Vamos falar sobre o Suicídio?
9 de setembro de 2023Tratamentos do transtorno de estresse pós-traumático
Uma ampla variedade de psicoterapias e medicamentos tem sido usada com sucesso para tratar o TEPT. A principal forma de psicoterapia utilizada é a de exposição, para que possam desencadear lembranças do trauma. A exposição repetida em fantasia à própria experiência traumática geralmente diminui a angústia após algum aumento inicial do desconforto. Outra estratégia é interromper certos comportamentos ritualísticos, como lavar-se excessivamente para sentir-se limpo por ter sofrido uma agressão sexual.
No que diz respeito aos medicamentos, os inibidores seletivos de recaptação de serotonina são os mais estudados e podem reduzir a ansiedade e/ou depressão. Às vezes, estabilizadores de humor e antipsicóticos atípicos são prescritos, mas o suporte para seu uso é escasso.
Como a ansiedade é muitas vezes intensa, a psicoterapia de apoio desempenha um papel importante. Os terapeutas devem ser abertamente empáticos e simpáticos, reconhecendo a dor mental dos pacientes e a realidade dos eventos traumáticos. No início, muitos pacientes precisam aprender maneiras de relaxar e controlar a ansiedade (p. ex., atenção plena, exercícios respiratórios) antes que possam tolerar a exposição, que tende a ser o foco do tratamento do TEPT. A psicoterapia trata também da “culpa do sobrevivente”, pois ajuda os pacientes a compreender e modificar suas atitudes autocríticas e autopunitivas.
Se precisar, fale conosco
O Núcleo de Atenção possui mais de 20 anos de experiência em tratamentos como o de Transtorno de Depressão Maior. Se precisar, entre em contato conosco clicando aqui ou agende a sua consulta pelo WhatsApp clicando aqui.