Transtornos de Ansiedade
18 de novembro de 2022Conheça os Sintomas de TAG
16 de dezembro de 2022Veja as formas que os transtornos de ansiedade assumem.
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
As pessoas com Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) tendem a catastrofizar eventos e costumam dizer que estão com “cabeça cheia”, sem aguentar pensar tanto.
Não à toa, o TAG é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns em ambientes comunitários e clínicos e está associado ao aumento da utilização de serviços de saúde. É quase duas vezes mais comum em mulheres. Costuma aparecer gradualmente em nível baixo e antes dos 20 anos, com persistência grave dos sintomas flutuantes. Está associado a um comprometimento psicossocial substancial, incluindo o funcionamento ocupacional, social e doméstico.
Transtorno de ansiedade social (TAS)
O transtorno de ansiedade social (TAS), também conhecido como fobia social, é caracterizado por medos excessivos de escrutínio, constrangimento e humilhação em situações sociais ou de desempenho, levando a sofrimento significativo e/ou prejuízo em diversas áreas da vida.
Em geral, o TAS aparece no início da adolescência. Após os 30 anos é muito incomum que se manifeste, mas pode ocorrer em contextos de novas demandas sociais, como a promoção para um cargo que exija falar em público.
Transtorno do pânico
O sintoma característico do transtorno do pânico são ataques inesperados recorrentes, caracterizados por um surto abrupto de medo e desconforto intenso que atinge o pico em minutos. Em geral, está associado a quatro ou mais sintomas ou medos.
Fobia específica
A fobia específica é um transtorno de ansiedade no qual um sentimento de ansiedade significativo se manifesta a partir da antecipação ou exposição a uma situação ou elemento específicos. Muitas vezes, isso leva a um comportamento de evitação, podendo resultar em sofrimento e prejuízo consideráveis.
Os cinco tipos de fobia específica são de animais (aranhas, cobras, baratas), ambientes naturais (águas profundas, tempestade), sangue/injeção/lesão, situações (lugares fechados, aglomerados, escuros) e outros. O tipo lesão/injeção/sangue às vezes está associado a uma resposta de desmaio vasovagal, que o diferencia dos outros.