Guia do Paciente: Dúvidas na Fase de Seguimento e Processo de Alta
20 de fevereiro de 2020Dúvidas sobre Crises, Recaídas e Hospitalizações
20 de fevereiro de 2020Conheça Mais sobre os Benefícios de ser Atendido por uma Equipe Interdisciplinar.
Por Dr. Marcionilo Laranjeiras, Psiquiatra
Você pôde acompanhar nosso completo Guia do Paciente e do Acompanhante para o Melhor Resultado, no qual foram trazidos alguns assuntos importantes que visavam ajudar pacientes e acompanhantes sobre dúvidas durante todas as fases de tratamento com os profissionais de saúde. Agora, nós queremos falar um pouco sobre a nossa equipe interdisciplinar. O objetivo é informar a respeito dos benefícios que diferentes profissionais podem trazer para a sua saúde.
Atuar com profissionais da saúde de forma interdisciplinar é a maneira que o Núcleo de Atenção escolheu para cuidar de seus pacientes de forma integral. Acompanhe as principais dúvidas abaixo para saber qual é o tipo de profissional que você precisa.
1 – PRECISO DE UM CLÍNICO GERAL?
Primeiramente, o clínico geral tem compromisso com o indivíduo, seus aspectos subjetivos e com o foco científico. Dentre eles, está a prevenção de doença, do diagnóstico de patologias, de exames, medicamentos e tratamentos não medicamentosos. Ou seja, ele procura compreender o contexto do adoecimento e da saúde durante todo o ciclo de vida, aproveitando as oportunidades para a Prevenção e Educação para a Saúde. Este profissional gerencia uma rede de recursos e serviços de apoio e prestação de cuidados de saúde, sendo essencial para a prática do tratamento interdisciplinar.
2 – PRECISO DE UM PSIQUIATRA?
A função desta especialidade médica é diagnosticar e tratar os transtornos psiquiátricos, bem como a depressão, os transtornos de ansiedade e alimentares. Para isso, solicita acompanhamento de outros especialistas e exames laboratoriais e de imagem para afastar condições clínicas e neurológicas. Desse modo, ele prescreve tratamentos medicamentosos ou não medicamentosos, conforme cada caso. Além disso, na presença de riscos à integridade física do paciente ou de outras pessoas, ele indica hospitalização parcial ou integral.
3 – PRECISO DE UM PSICÓLOGO?
A psicoterapia, por sua vez, trabalha com a interação entre os pensamentos, emoções e sentimentos e como estes levam um indivíduo a ter comportamentos disfuncionais. Ou seja, é útil para pessoas com sintomas de ansiedade, fobias, depressão, impulsividade e transtornos alimentares. Também ajuda em treinos de habilidades sociais, como ensinar a começar conversas, controlar emoções, fazer e manter amigos. Quando focada na resolução de problemas, ajudará a pensar sobre o que está funcionando, o que não está, e como melhorar uma situação.
4 – PRECISO DE UM ACUPUNTURISTA?
A Acupuntura, que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, atua na promoção da saúde e do bem estar. Dessa maneira, ela atua na prevenção e tratamento de doenças que são consideradas desequilíbrios energéticos do corpo. Estes, por sua vez, são geralmente causados por diversos fatores como a má alimentação, o stress, sedentarismo e a baixa imunidade. Também atua em pontos energéticos específicos do corpo para promover e restaurar o equilíbrio. Assim sendo, quando aliada à medicina ocidental, tem ótimos resultados para o tratamento de depressão, ansiedade, dor crônica e câncer. Por esse motivo, é um tratamento que combina com o modelo interdisciplinar.
5 – PRECISO DE UM FISIOTERAPEUTA?
A fisioterapia vê a atividade humana como central para a saúde e o bem-estar dos indivíduos. Visa identificar problemas de locomoção com o intuito de maximizar o movimento. Por isso, promove boa saúde e aconselha as pessoas a evitar lesões. Além disso, auxilia pessoas com problemas físicos causados por doenças, lesões, incapacidades ou envelhecimento.
6 – PRECISO DE UM FONOTERAPEUTA?
Este profissional atua junto das escolas e famílias, lidando com questões específicas de aprendizagem e atenção de crianças, adolescentes e jovens à medida que enfrentam desafios sociais, acadêmicos e profissionais. Para isso, utiliza ferramentas educacionais para melhorar a matemática, a escrita e a leitura. Além disso, ajuda as crianças que têm dificuldade em fala, linguagem e comunicação em situações sociais, dificuldades de compreensão de leitura, escrita, problemas de atenção ou comportamento.
7 – PRECISO DE UM TERAPEUTA OCUPACIONAL?
Este profissional emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais. Ele acompanha o desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem. Além disso, atua na reabilitação e na reintegração social de idosos. O objetivo é promover a inclusão ocupacional.
8 – PRECISO DE OUTRO PROFISSIONAL?
Caso necessite de algum profissional, seu médico fará o devido encaminhamento e te acompanhará durante o tratamento.
Conheça nosso Guia do Paciente e do Acompanhante
Confira abaixo todas as postagens sobre o nosso Guia do Paciente e do Acompanhante, com o passo a passo para o melhor resultado:
- Dúvidas antes da Primeira Consulta;
- Dúvidas no dia da Primeira Consulta;
- Dúvidas no Tratamento de Fase Aguda: Pós-Consulta Inicial;
- Dúvidas da Fase Aguda do Tratamento: Primeiras Semanas;
- Dúvidas da Fase de Seguimento e Processo de Alta;
- Dúvidas sobre Crises.
Para saber mais sobre o Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Humano, marcar sua consulta e conhecer nossas especialidades, acesse nosso site.