Dicas para ajudar a conviver com a depressão
31 de agosto de 2018Como a fisioterapia pode te ajudar no tratamento contra dores com a eletroestimulação?
20 de setembro de 2018Conheça mais sobre a TCC e como ela pode te ajudar.
Se você apresenta forte ansiedade, alterações de humor, compulsões alimentares, dores crônicas ou outros problemas emocionais, é comum sentir-se sem saída, envergonhado e sem saber onde procurar ajuda.
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é uma boa opção, pois é um tipo de psicoterapia breve, focada no presente. A sua eficácia é certamente comprovada por estudos realizados nos últimos 40 anos com pessoas de todas as idades e que apresentam depressão, ansiedade, estresse, dificuldade de controlar impulsos, compulsões alimentares, entre outros.
Durante o processo da TCC, o terapeuta será um “companheiro de jornada”. Primeiramente, ele lhe acolherá e apresentará uma série de informações, instrumentos, técnicas e formas de treinar suas habilidades. Posteriormente, estas lhe auxiliarão no controle de sintomas e no aumento de autoeficácia para enfrentar seus desafios.
A TCC é dividida em quatro fases: a primeira fase é de autoconhecimento. Serão investigadas as relações entre seus pensamentos, emoções, sentimentos, suas ações e como esta conexão causa sintomas, insatisfações e problemas em sua vida.
A segunda fase é de autocontrole e enfrentamento. Você aprenderá a relaxar, manejar pensamentos e emoções, estratégias para melhorar seu humor e identificar sinais de uma crise. Sistematicamente, você elaborará um plano de enfrentamento de situações difíceis e de resolução de problemas nas diversas áreas da vida.
A terceira fase, vai além do controle de sintomas e da resolução de problemas. Seus pontos fortes, valores, necessidades, habilidades e satisfação com a vida serão avaliados. Visa buscar um caminho para uma vida com mais satisfação, realização pessoal e que represente seus verdadeiros valores.
Na quarta e última fase, o objetivo é que você se torne seu próprio terapeuta. Nos momentos difíceis, como crises, recaídas, separações, perdas, luto, possa utilizar as habilidades aprendidas para seguir em frente.