Ansiedade: sintomas e estatísticas, conheça mais sobre a doença
1 de abril de 2019A Neuropsicologia pode mudar uma história
15 de maio de 2019Vários fatores podem causar a ansiedade.
A ansiedade pode ser causada por diversos fatores, dentre os quais incluem problemas em desenvolvimento infantil (conflitos familiares, bullying escolar), fatores genéticos, neurobiologia cerebral, fatores psicológicos e desenvolvimento da personalidade.
A pesquisa médica ainda não explicou por que algumas pessoas experimentam um ataque de pânico ou desenvolvem uma fobia, enquanto outras pessoas que crescem na mesma família e compartilham experiências não. É provável que os transtornos de ansiedade, como todas as doenças mentais, sejam causados por uma combinação complexa de fatores ainda não completamente compreendidos.
Qual o tratamento para a ansiedade?
O tratamento da ansiedade concentra-se em uma abordagem dupla para a maioria das pessoas. Isto é, o uso de psicoterapia combinada com o uso ocasional de medicamentos, conforme a necessidade. A maioria dos tipos de ansiedade pode ser tratada com sucesso apenas com a psicoterapia. Como resultado, as técnicas cognitivo-comportamentais e comportamentais demonstraram ser muito eficazes.
Ao mesmo tempo, os medicamentos anti-ansiedade como a fluoxetina, sertralina, escitalopram e venlafaxina, tendem a controlar rapidamente os sintomas em até 2 semanas. O tratamento dura entre 8 e 24 meses, dependendo de alguns fatores prognósticos. Dentre eles, podemos destacar:
- O início dos sintomas na infância;
- A gravidade dos sintomas e das consequências sociais e funcionais;
- A presença de depressão e droga dependência, dentre outros.
O tipo mais eficaz de tratamento geralmente depende do tipo específico de transtorno de ansiedade diagnosticado.
Vivendo e Gerenciando a Ansiedade: a utilidade da Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC)
Algumas perguntas são abordadas na TCC como: “Posso viver diariamente com um transtorno de ansiedade?”. Ou ainda “A crise é sempre esmagadora, ou existem estratégias específicas que podem ser usadas para tornar mais fácil passar o dia e controlar a ansiedade com sucesso?”. Uma pessoa pode viver sua vida e lidar com transtorno de ansiedade, com a finalidade de aprender a lidar com situações que provocam a ansiedade.
Para saber mais sobre os Transtornos de Ansiedade, clique aqui. Você também pode se interessar pelos Sintomas e Diagnóstico da Ansiedade.
Você também pode saber mais sobre a Terapia Cognitiva-Comportamental e a Depressão.
O Núcleo de Atenção está disposta a ajudar em todos os casos! Entre em contato conosco para marcar sua consulta ou procure um profissional.