Conheça mais sobre a Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica
14 de dezembro de 2018Conheça mais sobre os Transtornos de Ansiedade
1 de abril de 2019Planilha de Prós e Contras
Tomando Decisões Difíceis
Por Dr. Marcionilo Laranjeiras, Psiquiatra
Esta semana, em uma consulta, instrui uma paciente chamada Joana que trata de Depressão Maior e Transtorno de Ansiedade Generalizada sobre como usar uma Planilha de Prós e Contras.
Você já usou uma planilha de prós e contras para avaliar uma decisão? Você pode usar para ajudá-lo a tomar uma decisão difícil, como para fazer exercícios, seguir uma reeducação alimentar, mudar de emprego, manter um relacionamento, etc. Portanto, este instrumento auxilia na tomada de decisões sobre uma única ação ou intervenção e evita a procrastinação.
No caso de Joana, ela estava em dúvida se deveria ou não tomar um determinado medicamento. Como é quase uma regra entre pessoas com ansiedade patológica, Joana mostrava intensa dificuldade em decidir sobre quaisquer tipos de problema, independente das consequências. Mesmo o mais simples decisão como escolher uma roupa para ir ao trabalho a deixava ansiosa. Expliquei que a medicação a ajudaria a lidar com seus sintomas e melhoraria sua qualidade de vida. A princípio, ela estava ciente dos potenciais benefícios de tomar a medicação, mas continuava relutante.
Decidi então, utilizar uma Planilha de Prós e Contras que disponibilizei abaixo. Desde o início do exercício, Joana classificou sua ansiedade como 80, em uma escala de 0 a 100, antes de preencher o instrumento.
O que levar em consideração?
Primeiramente, ao preencher essa planilha, você deve analisar todos os itens para ajudá-lo a tomar uma decisão. Considere os seguintes pontos:
- Os prós de tomar esta decisão (quadrado superior esquerdo);
- Os contras de tomar esta decisão (quadrado superior direito);
- Os prós de não tomar essa decisão (quadrado inferior direito);
- Os contras de não tomar a decisão (quadrado inferior esquerdo).
Apesar das perguntas serem muito semelhantes, a sua perspectiva muda. Como resultado, observamos que os pacientes, quando listam as razões de cada uma dessas perspectivas, são capazes de ter mais insights para ajudá-los a obter uma visão mais equilibrada da tomada de decisão.Isso pode ser sobre qualquer problema no qual você tenha se sentido preso e incapaz de decidir.
Resultados e Benefícios da utilização da planilha
Voltando a Joana, ela listou muito mais vantagens de tomar a medicação. Por exemplo, o fato dela saber como isso funcionou no passado, como ele pode ajudar a evitar que sua condição progrida e também como pode evitar a necessidade de tomar outros tipos adicionais de medicamentos.
Entretanto, ela também observou alguns efeitos colaterais, incluindo a dificuldade para dormir, a ansiedade aumentada e alterações de humor nas primeiras semanas.
Depois de completar a planilha, ela decidiu tomar a medicação. Mantendo todas as informações em mente, ela observou que os benefícios superaram os potenciais efeitos negativos. Além disso, em discussão comigo, apresentou soluções para abordar suas preocupações, incluindo: integrar mais movimento em seu dia e lembrou-se que ela sentiu oscilações de humor e ansiedade que é “apenas um efeito transitório inicial da medicação” (ou seja, nada que ela precise se preocupar).
Após a conclusão, ela sentiu seu nível de ansiedade reduzir a uma pontuação de 30. Foi bastante eficaz!
A utilização de métodos e ferramentas eficazes auxilia o paciente a fazer melhores escolhas, participando ativamente como protagonista em seu processo de tratamento e desenvolvimento em todas as áreas da vida.
Você poderá imprimir esta planilha e testar seu uso. Se ficar com alguma dúvida, o Núcleo de Atenção está disposta a ajudar! Entre em contato conosco para marcar sua consulta!