Fisioterapia durante a Pandemia: Resolução COFFITO nº 516/2020

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para Ansiedade relacionada à COVID-19
11 de junho de 2020
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
16 de julho de 2020
Exibir tudo

Fisioterapia durante a Pandemia: Resolução COFFITO nº 516/2020

A Fisioterapia é muito importante, mesmo durante a pandemia.

Em tempos de quarentena, muitas pessoas tem adaptado a sua rotina pra ficar dentro de casa. Desde o trabalho home-office, reuniões virtuais e outras adaptações que geralmente fazem com que as pessoas fiquem em casa. No entanto, isso não ausenta boa parte das pessoas a sentir dores. Principalmente por conta de postura incorreta, falta de exercícios físicos ou ainda por não possuir uma boa estrutura de escritório para trabalhar em casa (como por exemplo, ter uma boa cadeira, mesa na altura correta, dentre outros). Por isso, a fisioterapia é tão importante, mesmo em momentos como este.

Nova resolução para fisioterapeutas

A boa notícia pra quem está sentindo dores ou precisa de ajuda para adequar o ambiente de trabalho dentro de casa, seja ela sobre a melhor postura ou ainda sobre quaisquer orientações ergonômicas e funcionais, é a nova resolução COFFITO nº 516/2020.

Segundo a resolução, os fisioterapeutas estão autorizados a realizarem atendimentos virtuais (telemedicina) nesse momento. Por isso, a Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Humano realiza o teleatendimento de fisioterapia através de plataformas seguras, seguindo todos os cuidados necessários e sempre respeitando a confidencialidade e sigilo do paciente.

Então, se você sente dores ou precisa da ajuda de um fisioterapeuta, você pode entrar em contato conosco para solicitar o seu atendimento online.

Atendimento Presencial

Para os casos dos pacientes que precisam de atendimento presencial, nós já retornamos nosso atendimento de fisioterapia na clínica. Lembrando que estamos seguindo todas as recomendações de biossegurança na Covid-19 de acordo com a Nota Técnica nº 04/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

  • Higienização das mãos antes, durante e após o atendimento.
  • Uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelo profissional: óculos de proteção individual, máscara de proteção respiratória (do tipo N95), luvas de procedimento e avental de mangas longas (usado apenas com aquele paciente).

Também espaçamos os horários entre os pacientes. Isto é, você não precisará aguardar na sala de espera. Além disso, como a sala da fisioterapia é externa, você pode ir direto para a sala sem ter contato com os demais pacientes e profissionais da clínica.

Aumentamos a higienização da sala, que já era realizada, entre os pacientes. E se sentir mais confortável, oferecemos a máscara descartável para o uso durante o atendimento.

Interrupção do Tratamento

Se você interrompeu sua fisioterapia durante a quarentena, retorne o quanto antes! É fundamental dar continuidade ao tratamento para não perder tudo aquilo que já ganhou e melhorou!

Se precisar, fale conosco

Se dúvidas, entre em contato com a Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Humano clicando aqui. Estamos mantendo nossas atividades seguindo as medidas preventivas de segurança, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde para a pandemia do Coronavírus. Disponibilizamos atendimentos virtuais via Whatsapp, Skype, Zoom ou outros recursos de Telemedicina, conforme orienta o Conselho Federal de Medicina.

Pin It on Pinterest